História da Rádio Universitária

No ar desde 1989, a Rádio Universitária FM (104.7) foi fundada com o objetivo de atender à comunidade universitária, divulgar a produção do campus, narrar os fatos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), além de atender aos discursos e pensamentos presentes pela comunidade acadêmica.

A discussão para criação de uma Rádio Universitária começou por volta de 1985. Entretanto a criação e o estabelecimento da Universitária FM são impulsionados dentro de um movimento de rádio livre ou pirata liderado por alunos de Comunicação Social da Ufes.

O grupo do movimento estudantil que ficou consagrado como “Turma do Balão Mágico” elaborou o conceito da rádio (inicialmente denominada TX 107.3) como projeto de extensão para a disciplina de Radiojornalismo, da professora Glecy Coutinho. A rádio pirata entrou no ar com um transmissor colocado no teto da Biblioteca Central da Ufes em 15 de maio de 1987.

O estúdio da rádio ficava na cabine oito da Biblioteca. Com menos de uma semana, a rádio já tinha uma programação elaborada e funcionava das 7h às 22h. Era praticamente uma auto-gestão. Todo mundo podia aparecer e falar o que quisesse, fazendo a rádio ganhar notoriedade no campus. Com críticas ao governo e a alguns professores, logo o Departamento Nacional de Telecomunicações começou a monitorar as atividades da rádio. As tentativas de lacrar o transmissor se tornaram frequentes. Na época, a reitoria recomendou que as transmissões parassem, porém, com a ausência de laboratórios no curso de Comunicação Social da UFES, os estudantes não tinham onde exercitar os aprendizados, o que é previsto nas diretrizes do curso pelo Ministério da Educação.

Em consulta ao Ministério da Comunicação para saber como era possível conseguir a outorga, construíram o projeto pedagógico e o projeto de programação a partir dos vários programetes que a Rádio TX tinha colocado no ar. O enfoque era a cultura e a participação dos alunos de Comunicação Social na programação da rádio. Cerca de dois anos se passaram e, em 15 de maio de 1989, a 104.7 FM foi oficializada.

Atualmente, a Rádio Universitária tem quase a totalidade de sua programação feita por estudantes e professores da Ufes, buscando cada vez mais estreitar essa relação. Sob administração da Fundação Ceciliano Abel de Almeida, a Universitária está vinculada à Superintendência de Cultura e Comunicação da Universidade Federal do Espírito Santo.

Texto baseado no projeto de graduação em Comunicação Social, de Rafael Moura de Sá.

Reinaldo Centoducatte

Reitor da Universidade Federal do Espírito Santo

Ethel Leonor Maciel

Vice-reitora da Universidade Federal do Espírito Santo

Ruth Reis

Superintendente de Cultura e Comunicação da Universidade Federal do Espírito Santo

Thereza Marinho

Secretária de Comunicação da Universidade Federal do Espírito Santo

Rogério Borges

Secretário de Cultura da Universidade Federal do Espírito Santo

Anderson Cacilhas

Diretor da Rádio Universitária
diretor@universitariafm.com.br
cacilhas@universitariafm.com.br

Julia Beling

Jornalista (Coordenadora de Conteúdo Online da Rádio Universitária)
juliab@universitariafm.com.br

Saul Josias

Locutor

Estagiários

Inglydy Rodrigues, Rafael Silva Freitas e Thaís Pedrada.

Endereço

Rádio Universitária 104.7 FM
Fundação Ceciliano Abel de Almeida
Universidade Federal do Espírito Santo
Av. Fernando Ferrari, 845, Goiabeiras, Vitória-ES
CEP 29075-015

Contatos

www.universitariafm.ufes.br
www.twitter.com/104_7
www.facebook.com/Universitaria104.7
(27) 3335-7913 (Estúdio ao vivo)
(27) 3335-7914 (Redação)
diretor@universitariafm.com.br
informe@universitariafm.com.br