UFES REFORÇA PROTEÇÃO AO CARANGUEJO COM O INICIO DO PERÍODO DE DEFESO

Enviado por Redação em ter, 31/01/2017 - 15:48

A COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA ESTÁ DE OLHO EM QUEM ESTIVER DESCUMPRINDO O PRIMEIRO PERÍODO DE DEFESO DA ANDADA DO CARANGUEJO, QUE COMEÇOU NO ÚLTIMO SÁBADO, DIA 28 E VAI ATÉ O PRÓXIMO SÁBADO, DIA 4 DE FEVEREIRO.

SEGUNDO O COORDENADOR DE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE DA PREFEITURA UNIVERSITÁRIA, RENATO CASTRO, A EQUIPE DE VIGILÂNCIA ESTARÁ ATENTA A QUEM ENTRAR NO CAMPUS COM OS EQUIPAMENTOS CARACTERÍSTICOS PARA A CATA DO CRUSTÁCEO. ALÉM DOS VIGILANTES, A EQUIPE CONTA COM A AJUDA DAS CÂMERAS DE VIGILÂNCIA, QUE TORNAM AS AÇÕES AINDA MAIS DINÂMICAS.

EM UMA AÇÃO CONJUNTA COM A PREFEITURA DE VITÓRIA, CARTAZES SOBRE O DEFESO DA ANDADA ESTÃO SENDO ESPALHADOS PELO CAMPUS. O COORDENADOR SALIENTA QUE O ENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA TAMBÉM É IMPORTANTE: SE FLAGRAR ALGUÉM COM ARMADILHAS OU ENTRANDO NO MANGUEZAL, BASTA INFORMAR À GERÊNCIA DE SEGURANÇA E LOGÍSTICA DA UFES POR MEIO DO TELEFONE 99254-4640 OU AO PLANTÃO DA PREFEITURA DE VITÓRIA PELO NÚMERO 156.

O COORDENADOR DESTACA AINDA QUE CATAR CARANGUEJO DURANTE A ANDADA É CRIME E QUEM FOR FLAGRADO SERÁ ENCAMINHADO PARA A DELEGACIA DE CRIMES AMBIENTAIS E ESTARÁ SUJEITO ÀS PENALIDADES PREVISTAS NA LEGISLAÇÃO.

A ANDADA É O PERÍODO DE REPRODUÇÃO DOS CARANGUEJOS, QUANDO MACHOS E FÊMEAS SAEM DE SUAS TOCAS E ANDAM PELO MANGUEZAL PARA A LIBERAÇÃO DE OVOS, MOMENTO EM QUE FICAM VULNERÁVEIS À CAPTURA. ESTE É O PRIMEIRO PERÍODO DE DEFESO DO ANO. A PROIBIÇÃO TEM POR OBJETIVO A PRESERVAÇÃO E A REPRODUÇÃO DA ESPÉCIE, ASSIM COMO A RECOMPOSIÇÃO DA FAUNA, EVITANDO O DESEQUILÍBRIO DO ECOSSISTEMA.

O CARANGUEJO É O REPRESENTANTE POR EXCELÊNCIA DA FAUNA DO MANGUEZAL. SUAS TOCAS, POR EXEMPLO, SÃO IMPORTANTES PARA A AERAÇÃO DO SOLO. NO MANGUEZAL DA UFES EXISTEM QUATRO TIPOS DE CARANGUEJOS: O CARANGUEJO-UÇÁ, QUE É COMESTÍVEL; O ARATU; E OS CARANGUEJOS MENORES QUE SÃO O MARINHEIRO E O CHAMA-MARÉ. PROTEGER OS CARANGUEJOS É TAMBÉM PROTEGER O MANGUEZAL”,

OUTROS DOIS PERÍODOS DE DEFESO DA ANDADA AINDA VÃO ACONTECER NO FINAL DE FEVEREIRO E NO FINAL DE MARÇO. RELEMBRANDO OS TELEFONES PARA DENÚNCIA: GERÊNCIA DE SEGURANÇA DA UFES – NO 99254-4640 E O FALA VITÓRIA – NO NÚMERO 156

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE ESSA E OUTRAS NOTÍCIAS DA UFES / PODEM SER ENCONTRADAS NO PORTAL DA UFES / NO WWW.UFES.BR