PROJETO RENATURALIZE REVIVE O RIO MANGARAÍ NO ESTADO

Enviado por Redação em ter, 11/04/2017 - 14:19

O PROJETO RENATURALIZE ESTÁ PROMOVENDO MELHORIAS AO RIO MANGARAÍ, LOCALIZADO EM SANTA LEOPOLDINA. A TÉCNICA É APLICADA PELA EMPRESA APLYSIA E UTILIZA, BASICAMENTE, TRONCOS DE EUCALIPTO. O OBJETIVO É MELHORAR A QUALIDADE DA ÁGUA, RECRIAR HABITATS E AUMENTAR A BIODIVERSIDADE DO RIO.

A INOVAÇÃO CONTA COM A UTILIZAÇÃO DE TRONCOS AMARRADOS COM CABOS DE AÇO EM PONTOS DO RIO. O MÉTODO POSSIBILITA A REDUÇÃO DA VELOCIDADE DA ÁGUA, O QUE PERMITE UMA INFILTRAÇÃO MAIOR NO LENÇOL FREÁTICO. A TÉCNICA, JÁ APLICADA NA INGLATERRA, ESTÁ SENDO EMPREGADA NO BRASIL – E EM TODA A AMÉRICA LATINA – PELA PRIMEIRA VEZ.

ALÉM DE OXIGENAR A ÁGUA, OS TRONCOS DISPOSTOS NO RIO AJUDAM A RETER OS SEDIMENTOS QUE DESCEM A CORRENTEZA E QUE ASSOREIAM O RIO, DIMINUINDO TAMBÉM OS CUSTOS COM SULFATO DE ALUMÍNIO EM ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUA, DRAGAGENS E GESTÃO DE SECA E ENCHENTES.

EM DEZ MESES, FORAM RETIDAS 67 TONELADAS DE SEDIMENTOS EM APENAS 200 METROS DO MANGARAÍ. O RENATURALIZE VIABILIZA A MELHORIA DE UM DOS PRINCIPAIS AFLUENTES DO RIO SANTA MARIA DA VITÓRIA, QUE ABASTECE A GRANDE VITÓRIA.

OS RESULTADOS OBTIDOS APONTAM PARA UM AUMENTO DE 80% DA QUANTIDADE DE PEIXES.

O PROJETO SE CONCRETIZOU A PARTIR DO APOIO DA FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E INOVAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO JUNTO A FINANCIADORA DE ESTUDOS E PROJETOS, EMPRESA PÚBLICA DE FOMENTO À CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DO RIO DE JANEIRO, POR MEIO DE SEU PROGRAMA “TECNOVA”.