NASCE BEBÊ COM 3 PAIS NA UCRÂNIA

Enviado por Redação em ter, 24/01/2017 - 15:07

NASCEU, NO ÚLTIMO DIA 05 DE JANEIRO, NA UCRÂNIA, A BEBÊ COM TRÊS PAIS BILÓGICOS. ELA FOI CONCEBIDA COM A AJUDA DE UMA NOVA TÉCNICA DE FERTILIZAÇÃO QUE CONTA COM A COLABORAÇÃO DE UMA TERCEIRA PESSOA. OS PAIS TENTAVAM ENGRAVIDAR A MAIS DE QUINZE ANOS, MAS NÃO OBTINHAM SUCESSO.
A CRIANÇA É FRUTO DE UMA NOVA TÉCNICA, QUE USA A CHAMADA TRANSFERÊNCIA PRONUCLEAR. NESSE NOVO PROCESSO O EMBRIÃO É COMPOSTO PELO MATERIAL GENÉTICO DO CASAL E UMA FATIA DE POUCO MENOS DE 1% DO DNA DA DOADORA DO ÓVULO – UMA PORÇÃO PEQUENA, MAS SUFICIENTE PARA DIZER QUE A CRIANÇA TEM TRÊS PAIS BIOLÓGICOS.
ENTRETANTO, O PRIMEIRO CASO DE UMA CRIANÇA CONCEBIDA PELO DNA DE TRÊS PESSOAS NO MUNDO FOI EM ABRIL DO ANO PASSADO, NO MÉXICO. O MÉTODO, CONTOU COM ALGUMAS DIFERENÇAS E TINHA COMO OBJETIVO CORRIGIR UMA DOENÇA GENÉTICA QUE AFETAVA O SISTEMA NERVOSO EM DESENVOLVIMENTO.
ESPECIALISTAS AINDA CONSIDERAM O PROCESSO UCRANIANO MUITO EXPERIMENTAL, APESAR DE SER UMA ALTERNATIVA PARA MULHERES QUE SOFREM COM PROBLEMAS DE FERTILIZAÇÃO. O DIRETOR DA CLÍNICA RESPONSÁVEL POR DIRIGIR O MÉTODO AFIRMOU QUE HÁ UMA SEGUNDA PACIENTE, EM SITUAÇÃO SEMELHANTE, QUE DEVERÁ DAR À LUZ EM MARÇO.
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE ESSA E OUTRAS NOTÍCIAS DA UFES / PODEM SER ENCONTRADAS NO PORTAL DA UFES / NO WWW.UFES.BR