FAPES ANUNCIA FINANCIAMENTO DE 17 PROJETOS DE PROFESSORES DA UFES

Enviado por Redação em seg, 24/10/2016 - 14:17

NO DIA 20 DE OUTUBRO FORAM ASSINADOS OS CONTRATOS DE FINANCIAMENTO COM 21 GRUPOS DE PESQUISADORES QUE TERÃO SEUS PROJETOS APOIADOS PELA FUNDAÇÃO DE AMPARO A PESQUISA E INOVAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO (FAPES) E A FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS, DO RIO DE JANEIRO. DOS 21 PROJETOS, 17 PERTENCEM A PROFESSORES DA UFES.

A ASSINATURA FOI NO PALÁCIO ANCHIETA COM A PRESENÇA DO GOVERNADOR PAULO HARTUNG, DO DIRETOR-PRESIDENTE DA FAPES, JOSÉ ANTONIO BOF BUFFON; DO REITOR DA UFES REINALDO CENTODUCATTE; E DO ESPECIALISTA TÉCNICO EM PARCERIAS E RECURSOS DA VALE, SANDOVAL CARNEIRO; ENTRE OUTRAS AUTORIDADES.

ESSA PARCERIA TEM COMO OBJETIVO APROXIMAR AS REALIDADES DA EMPRESA E DA ACADEMIA, E ENCONTRAR SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS E CIENTÍFICAS PARA SEREM APLICADAS NA MELHORIA DAS ATIVIDADES DA VALE E DE OUTRAS EMPRESAS DO SETOR E NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO DO NOSSO ESTADO E DO RIO DE JANEIRO.

O ESPECIALISTA TÉCNICO EM PARCERIAS E RECURSOS DA VALE, SANDOVAL CARNEIRO, ACREDITA QUE O ACORDO DEVE ALAVANCAR OS INDICADORES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS ESTADOS E CONTRIBUIR PARA A MELHORIA NA INFRAESTRUTURA DAS INSTITUIÇÕES DE PESQUISA LOCAIS, ALÉM DA POSSIBILIDADE DE SEREM APLICADOS NA PRÁTICA EM UMA GRANDE EMPRESA.

O GOVERNADOR PAULO HARTUNG DESTACOU TAMBÉM QUE O PODER EXECUTIVO ESTADUAL ESTÁ EMPENHADO EM DESENVOLVER AÇÕES EMPREENDEDORAS NA ÁREA DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO. HARTUNG RESSALTOU QUE, MESMO COM A POLÍTICA DE AUSTERIDADE FISCAL, O GOVERNO NÃO ESTÁ MEDINDO ESFORÇOS PARA AVANÇAR COM AÇÕES E INVESTIMENTOS COM FOCO NO CAPITAL HUMANO E QUALIFICAÇÃO DE PESSOAS.
SOMENTE NO ESPÍRITO SANTO SERÃO INVESTIDOS APROXIMADAMENTE R$ 7,5 MILHÕES NOS PRÓXIMOS QUATRO ANOS.