SOL DO MEIO-DIA AJUDA A EVITAR CÂNCER, APONTA ESTUDO DE PESQUISADORES DA UFES DE ALEGRE

Enviado por Redação em seg, 19/06/2017 - 16:47

UM GRUPO DE PESQUISADORES DA UFES NO CAMPUS DE ALEGRE, ESTÁ DESENVOLVENDO UM ESTUDO QUE RELACIONA A FALTA DA VITAMINA D COM UMA SÉRIE DE DOENÇAS. INTITULADO “MAIS VITAMINA D”, O ESTUDO INCLUI TAMBÉM OS AGENTES DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) QUE ATUAM NO CAPARAÓ, COM UM MAIOR CONHECIMENTO SOBRE A VITAMINA D, E UMA TRIAGEM PARA AVALIAR O ESTADO NUTRICIONAL, OS NÍVEIS DE CORTISOL E A SAÚDE MENTAL NA POPULAÇÃO DA REGIÃO.

A PESQUISA É COORDENADA PELA DOUTORA ADRIANA MADEIRA QUE É ESPECIALISTA NA ÁREA DE GENÉTICA DO CÂNCER, E PELA NEUROCIENTISTA, CATARINE CONTI, DO DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA DA UNIVERSIDADE.

DE ACORDO COM OS DADOS PRELIMINARES, O MELHOR HORÁRIO PARA TOMAR SOL E ABSORVER E SINTETIZAR A VITAMINA D, NÃO SERIA ENTRE OITO E DEZ DA MANHÃ. MAS SIM NA HORA DO ALMOÇO, DE FORMA CONSTANTE E OBSERVANDO-SE ALGUNS CUIDADOS COM A PROTEÇÃO DO ROSTO E COLO, ÁREAS MAIS SENSÍVEIS DO CORPO.

O HORÁRIO, SEGUNDO A PESQUISADORA ADRIANA, FOI QUESTIONADO QUANDO A EQUIPE DESENVOLVEU O PROJETO. AFINAL, COMO É POSSÍVEL MANDAR AS PESSOAS, QUE JÁ HABITAM UM PAÍS TROPICAL, COM ALTO ÍNDICE DE RADIAÇÃO SOLAR, TOMAREM SOL?

MAS UM FATO APONTADO PELA PESQUISA É QUE A POPULAÇÃO NÃO ESTÁ TOMANDO SOL COMO DEVERIA. SEGUNDO A PESQUISADORA O SOL TEM QUE BATER E FAZER UMA MANCHA. QUANDO NÃO ACONTECE ISSO, VOCÊ NÃO ESTÁ ESTIMULANDO O SEU CORPO A PRODUZIR A VITAMINA D E ISSO DEMORA, DEPENDENDO DO TOM DE PELE, DE QUINZE A QUARENTA MINUTOS.

AINDA DE ACORDO COM O ESTUDO TOMAR SOL DE QUINZE A VINTE MINUTOS NÃO É UMA COISA QUE VAI TE DAR CÂNCER DE PELE. NA VERDADE, VOCÊ ESTARÁ PROTEGIDO, COM A PELE MAIS RESISTENTE E OS TEUS ÍNDICES DE VITAMINA D MAIS ALTOS. ALGUNS DADOS INDICAM QUE NA ZONA RURAL SE CONSTATOU A EXISTÊNCIA DE UM BAIXO ÍNDICE DE DEFICIÊNCIA EM VITAMINA D. FOI OBSERVADO TAMBÉM POUCOS CASOS DE CÂNCER. O QUE, PARA OS PESQUISADORES, PODE REAFIRMAR QUE AS PESSOAS QUE MAIS TOMAM SOL POSSUEM MAIOR QUANTIDADE DE VITAMINA D.

O RECOMENDÁVEL, PORTANTO, PELAS ESTUDIOSAS É TOMAR SOL NA MAIOR PARTE DO CORPO POSSÍVEL, PRINCIPALMENTE NA BARRIGA, NA PERNA E NAS COSTAS. É IMPORTANTE TAMBÉM TER UMA SINCRONICIDADE NA HORA DE TOMAR SOL E SE POSSÍVEL QUE SEJA TODOS OS DIAS.