REALIDADE VIRTUAL É TEMA DA BESIDES THE SCREEN 2017. EVENTO COMEÇA NESTA QUARTA (31)

Enviado por Redação em qua, 31/05/2017 - 17:35

ENTRE OS DIAS 31 DE MAIO E 2 DE JUNHO, O CINE METRÓPOLIS E A GALERIA DE ARTE E PESQUISA (GAP), LOCALIZADOS NO CAMPUS DE GOIABEIRAS, VÃO SEDIAR A CONFERÊNCIA INTERNACIONAL BESIDES THE SCREEN, QUE TRAZ AO BRASIL PALESTRAS, PAINÉIS, PERFORMANCES E TRABALHOS ARTÍSTICOS QUE EXPLORAM NOVAS E VELHAS TECNOLOGIAS AUDIOVISUAIS. A SÉTIMA EDIÇÃO DO EVENTO ABORDA O TEMA DESDOBRANDO IMAGENS: REALIDADE VIRTUAL, CINEMA VOLUMÉTRICO E CONTROLE DE ESPAÇOS, E VISA ABRANGER TANTO O MODO COMO A REALIDADE VIRTUAL RENOVA O MEIO CINEMATOGRÁFICO QUANTO CRIA NOVAS FORMAS DE CONTROLE TERRITORIAL E COGNITIVO.

O EVENTO CONTARÁ COM APRESENTAÇÕES DE PESQUISADORES DOS ESTADOS UNIDOS, CANADÁ, ITÁLIA, INGLATERRA, ESLOVÊNIA, NOVA ZELÂNDIA E DE VÁRIOS ESTADOS DO BRASIL. UM DOS DESTAQUES É O AMERICANO MICHAEL NAIMARK, PRIMEIRO ARTISTA RESIDENTE DA GOOGLE EM 2015, QUE FALARÁ SOBRE O ESTADO DA ARTE DA REALIDADE VIRTUAL.

DURANTE A CONFERÊNCIA O PÚBLICO TERÁ ACESSO A UMA MOSTRA DE VÍDEOS 360º, NA QUAL SERÁ POSSÍVEL UTILIZAR VISORES IMERSIVOS PARA ASSISTIR A TRABALHOS AUDIOVISUAIS, COMO O DOCUMENTÁRIO RIO DE LAMA, DO VIDEASTA BRASILEIRO TADEU JUNGLE, SOBRE A TRAGÉDIA DO RIO DOCE.

PARA O PROFESSOR DO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO E ORGANIZADOR DO EVENTO, GABRIEL MENOTTI, A TROCA DE INFORMAÇÕES ENTRE ESTUDANTES E PESQUISADORES BRASILEIROS E ESTRANGEIROS ESTIMULA A DISCUSSÃO DE TEMAS QUE SÃO ATUAIS, MAS NEM SEMPRE RECORRENTES NO MEIO ACADÊMICO.

TODA A PROGRAMAÇÃO É GRATUITA E ABERTA AO PÚBLICO. AS INSCRIÇÕES PODEM SER FEITAS NO SITE BESIDESTHESCREEN.COM, ONDE TAMBÉM ESTÁ DISPONÍVEL A PROGRAMAÇÃO COMPLETA.

A CONFERÊNCIA BESIDES THE SCREEN ACONTECE DESDE 2010, ALTERNADAMENTE NO BRASIL E NO REINO UNIDO. A SÉTIMA EDIÇÃO DO EVENTO CONTA COM APOIO DA SUPERINTENDÊNCIA DE CULTURA E COMUNICAÇÃO DA UFES, DA SECRETARIA DE CULTURA DO ESPÍRITO SANTO, DA FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E INOVAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO (FAPES) E DO CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO (CNPQ).