PESQUISA SOBRE ENVELHECIMENTO CELULAR TEM RECONHECIMENTO INTERNACIONAL

Enviado por Redação em qui, 26/01/2017 - 16:12

O PROFESSOR DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE (CCS), DANIEL GOMES, TERÁ TRABALHO SOBRE A REVERSÃO DO ENVELHECIMENTO DO SISTEMA IMUNOLÓGICO PUBLICADO NA REVISTA CIENTÍFICA NATURE IMMUNOLOGY, UMA DAS MAIS RENOMADAS DESSA ÁREA. O PROFESSOR AFIRMA QUE O RESULTADO DA PESQUISA IRÁ POSSIBILITAR QUE AS PESSOAS ENVELHEÇAM COM MAIS SAÚDE.

SEGUNDO GOMES, À MEDIDA QUE AS PESSOAS FICAM MAIS VELHAS, AS CÉLULAS DO SISTEMA IMUNOLÓGICO VÃO PERDENDO SUA CAPACIDADE DE DEFENDER O ORGANISMO CONTRA DOENÇAS. O GRUPO DE PESQUISADORES DA UNIVERSIDADE DE LONDRES, DO QUAL GOMES FEZ PARTE COMO PESQUISADOR ASSOCIADO, CONCLUIU QUE É POSSÍVEL DETER ESSE PROCESSO, INIBINDO A AÇÃO DA MOLÉCULA GMAC, DESCOBERTA POR ELES.

DESSA FORMA, SEGUNDO O PROFESSOR, IDOSOS PODERÃO REAGIR A DOENÇAS E INFECÇÕES DA MESMA MANEIRA QUE OS MAIS JOVENS. ELE DISSE QUE A MELHORIA DA RESPOSTA CELULAR, PRINCIPALMENTE DO SISTEMA IMUNOLÓGICO, FARÁ AS PESSOAS VIVEREM COM SAÚDE PELO MÁXIMO DE TEMPO, MAS NÃO IRÁ PARAR O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO, QUE ACONTECE NATURALMENTE.

DANIEL GOMES DESTACOU AINDA OUTROS TRABALHOS CIENTÍFICOS DOS QUAIS FAZ PARTE QUE GANHARAM RECONHECIMENTO EM OUTROS PAÍSES, COMO A SELEÇÃO DO GRUPO DE PESQUISA DO NÚCLEO DE DOENÇAS INFECCIOSAS E DO NÚCLEO DE BIOTECNOLOGIA DA UFES, PELO FUNDO NEWTON E PELO CONSELHO MÉDICO BRITÂNICO MRC, AMBOS DO REINO UNIDO. O FOMENTO FOI DIRECIONADO À PESQUISA SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE VACINAS CONTRA A LEISHMANIOSE HUMANA, DOENÇA QUE PODE RESULTAR EM SÉRIOS PROBLEMAS FÍSICOS E PROBLEMAS SOCIAIS.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE ESSA E OUTRAS NOTÍCIAS DA UFES / PODEM SER ENCONTRADAS NO PORTAL DA UFES / NO WWW.UFES.BR