PESQUISA NA FRANÇA MOSTRA QUE CÃES DETECTAM CÂNCER DE MAMA COM 100% DE PRECISÃO

Enviado por Redação em qui, 16/03/2017 - 17:26

UM NOVO PROCEDIMENTO ACABA DE SER TESTADO NA FRANÇA NA DETECÇÃO PRECOCE DE TUMORES CANCEROSOS E A GRANDE CURIOSIDADE DO NOVO PROTOCOLO É A MECÂNICA DA PESQUISA, COLOCADA EM PRÁTICA E APROVADA PELO INSTITUTO CURIE: O CÂNCER É DETECTADO A PARTIR DO OLFATO DE CÃES, CERCA DE MIL VEZES MAIS APURADO QUE O DOS HUMANOS.
A TAXA DE ACERTO, QUE DEIXOU OS ESPECIALISTAS DA ACADEMIA DE MEDICINA DA FRANÇA IMPRESSIONADOS, É DE 100%. OS ANIMAIS, TREINADOS POR UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR, CHEIRAM PEDAÇOS DE TECIDO COM SUOR DE PACIENTES DURANTE O PROCESSO.
OS CÃES THOR E NIKIOS, DA RAÇA PASTOR-BELGA, FORAM TREINADOS ESPECIALMENTE PELO INSTITUTO CURIE, E OS RESULTADOS ANUNCIADOS SÃO, NO MÍNIMO, IMPRESSIONANTES: 100% DE EFICÁCIA NA DETECÇÃO DE CÂNCER DE MAMA, NUM TESTE REALIZADO COM 130 PACIENTES VOLUNTÁRIAS.
O PROTOCOLO KDOG, COMO É CONHECIDO, NASCEU DUMA PARCERIA ENTRE AS PESQUISAS DE UMA EX-ENFERMEIRA SOBRE O CHEIRO DE TUMORES CANCEROSOS E O TRABALHO DE UM ADESTRADOR DE CÃES ESPECIALIZADOS EM ACHAR EXPLOSIVOS. THOR E NIKIOS, DA RAÇA PASTOR-BELGA, FORAM TREINADOS ESPECIALMENTE PELO INSTITUTO CURIE.
SEGUNDO AURÉLIE, BIÓLOGA RESPONSÁVEL PELO NOVO PROTOCOLO NO INSTITUTO CURIE, TRATA-SE DE UM PROTOCOLO MÉDICO EXTREMAMENTE CONFIÁVEL, BARATO E NÃO INVASIVO.
SEGUNDA DELA, O GRANDE TRUNFO É O PODEROSO OLFATO DOS CÃES, QUE É MIL VEZES MAIS PODEROSO QUE O DO HOMEM, E MESMO COM QUANTIDADES MÍNIMAS DE AMOSTRAS O CACHORRO É CAPAZ DE DETECTAR UM CONJUNTO DE COMPONENTES VOLÁTEIS.
VÁRIOS PAÍSES COMEÇAM A SE INTERESSAR POR ESTE MÉTODO DE DETECÇÃO PRECOCE. A DIFERENÇA COM O PROJETO KDOG É QUE NÃO EXISTE CONTATO ENTRE CÃES E PACIENTES.
OS RESULTADOS DOS PRIMEIROS SEIS MESES DE PESQUISA COM OS CÃES FORAM APRESENTADOS PELO INSTITUTO CURIE NA ACADEMIA NACIONAL DE MEDICINA DA FRANÇA E RECEBERAM O APOIO NECESSÁRIO PARA CONTINUAR OS TESTES CLÍNICOS PELOS PRÓXIMOS TRÊS ANOS. O MÉTODO DEVERÁ ESTAR DISPONÍVEL PARA TODA A POPULAÇÃO FRANCESA A PARTIR DE 2020.