PESQUISA DA OMS INDICA QUE 92% DA POPULAÇÃO RESPIRA AR POLUÍDO

Enviado por Redação em qui, 13/10/2016 - 14:55

NÃO É NOVIDADE QUE A POLUIÇÃO TEM AUMENTADO, ANO A ANO, NO MUNDO INTEIRO. MAS AGORA, A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS) REUNIU DADOS ALARMANTES: 92% DA POPULAÇÃO MUNDIAL VIVE EM CIDADES ONDE A QUALIDADE DO AR É BEM PIOR DO QUE A RECOMENDADA.
A CONCLUSÃO VEIO DO MAIOR E MAIS COMPLETO ESTUDO JÁ FEITO SOBRE O TEMA, FEITO PELA OMS - EM PARCERIA COM A UNIVERSIDADE DE BATH, NO REINO UNIDO. AS INFORMAÇÕES SÃO PRECISAS, PORQUE FORAM COLHIDAS TANTO POR SATÉLITE QUANTO POR CIENTISTAS AQUI NA TERRA E É A PRIMEIRA VEZ QUE A MAIORIA DAS CIDADES DO MUNDO CONSEGUE REUNIR DADOS SUFICIENTES PARA UMA ANÁLISE MAIS AMPLA. A PARTIR DESSES DADOS, FOI CONSTRUÍDO UM MAPA INTERATIVO, QUE PODE SER CONSULTADO NO SITE DA ORGANIZAÇÃO, PARA MOSTRAR O TAMANHO DA POPULAÇÃO DE CADA CIDADE E OS NÍVEIS DE POLUIÇÃO.
A MÁ QUALIDADE DO AR É UM PROBLEMA DE SAÚDE GLOBAL. POR ANO, 3 MILHÕES DE PESSOAS MORREM POR DOENÇAS CAUSADAS PELA EXPOSIÇÃO À POLUÇÃO. ISSO REPRESENTA CERCA DE 11% DAS MORTES GLOBAIS E SÓ PARA TER UMA IDEIA, AS MORTES POR CÂNCER REPRESENTAM 13%.
MAS A COISA APERTA MESMO NOS PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO JÁ QUE 90% DESSAS MORTES ACONTECEM NESSAS NAÇÕES, EM ESPECIAL NOS QUE FICAM NO SUDESTE ASIÁTICO E NA ÁFRICA.
TODA ESSA POLUIÇÃO VEM DOS CARROS E OUTROS MEIOS DE TRANSPORTE QUE USAM COMBUSTÍVEIS COMO FORMA DE ENERGIA, DA QUEIMA DE LIXO E DAS ATIVIDADES INDUSTRIAIS E DIVERSAS OUTRAS FONTES POLUIDORAS.
AGORA, OS CIENTISTAS DA ORGANIZÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE ESTÃO TENTANDO PROPOR UM JEITO DE MELHORAR A QUALIDADE GLOBAL DO AR - ALGUMAS IDEIAS SÃO PLANTAR MAIS ÁRVORES, SUBSTITUIR OS MEIOS DE TRANSPORTES POLUENTES POR VEÍCULOS ELÉTRICOS, FISCALIZAR O DESCARTE DO LIXO, PARA QUE NÃO HAJA QUEIMA, E FICAR EM CIMA DAS GRANDES FÁBRICAS PARA QUE ELAS POLUAM O MÍNIMO POSSÍVEL.