ONGS RESPONSABILIZAM BURGER KING PELA DESTRUIÇÃO DO CERRADO BRASILEIRO

Enviado por Redação em sex, 17/03/2017 - 15:19

ALÉM DE PREJUDICAR A PRÓPRIA SAÚDE, VOCÊ SABIA QUE, AO CONSUMIR FAST FOOD VOCÊ PODE TAMBÉM PREJUDICAR O MEIO AMBIENTE E CONTRIBUIR PARA A DESTRUIÇÃO DAS FLORESTAS?
ESSE É O ALERTA FEITO PELAS ONGS MIGHTY EARTH E RAINFOREST FOUNDATION DA NORUEGA. ELAS PUBLICARAM UM RELATÓRIO NESTE MÊS QUE MIRA NA SEGUNDA MAIOR CADEIA DE HAMBÚRGUERES DO MUNDO, A BURGER KING.
SEGUNDO O DOCUMENTO, A BURGER KING VENDE 11 MILHÕES DE SANDUÍCHES POR DIA EM SEUS 15 MIL RESTAURANTES PELO MUNDO.
O RELATÓRIO DESTACA QUE A EMPRESA NÃO FORNECE QUASE NENHUMA INFORMAÇÃO SOBRE COMO SUA CARNE É PRODUZIDA OU SE OS PRODUTOS ALIMENTÍCIOS UTILIZADOS EM SUAS REFEIÇÕES SÃO PROVENIENTES DE CULTIVOS AMBIENTAIS SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS.
APENAS NO BRASIL, AS CONSEQUÊNCIAS DESTA EXPLORAÇÃO SÃO EXTREMAMENTE GRAVES. A PESQUISA DE CAMPO REALIZADA PELAS DUAS ONGS QUE ASSINAM O RELATÓRIO APONTOU QUE, NOS 29 MUNICÍPIOS DO CERRADO EM QUE ATUA, A EMPRESA DESMATOU MAIS DE 567 MIL HECTARES DE 2011 A 2015.
O OBJETIVO É PRESSIONAR A BURGER KING PARA QUE, A EXEMPLO DO MCDONALD’S, ELA TAMBÉM ACEITE UTILIZAR ALIMENTOS PRODUZIDOS DE FORMA SUSTENTÁVEL.
EMBORA NÃO TENHA PARTICIPADO DA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DA NORUEGA, A WWF BRASIL DESENVOLVE UM IMPORTANTE TRABALHO PARA A PROTEÇÃO DO CERRADO. A ONG CALCULA QUE 100 MILHÕES DE HECTARES DO CERRADO FORAM DESTRUÍDOS PELO AGRONEGÓCIO ATÉ HOJE, TRAZENDO GRAVES CONSEQUÊNCIAS PARA O MEIO AMBIENTE, COMO A EMISSÃO DE 870 MILHÕES DE TONELADAS DE GÁS CARBÔNICO, NO PERÍODO DE 2003 A 2013.
UM ESPECIALISTA EM CONSERVAÇÃO ALERTA PARA A IMPORTÂNCIA E RELEVÂNCIA DO CERRADO BRASILEIRO PARA A NATUREZA, JÁ QUE ELE OCUPA HOJE ¼ DO TERRITÓRIO BRASILEIRO E RESPONDE POR ⅓ DA BIODIVERSIDADE DO PAÍS.