NOVO MÉTODO PERMITIRÁ DIAGNÓSTICO DE CÂNCER POR EXAME DE SANGUE

Enviado por Redação em ter, 28/03/2017 - 17:41

UM EXAME DE SANGUE FORNECE RELATÓRIO PRECISO DE GRANDE PARTE DAS FUNÇÕES DO CORPO. ALTERAÇÕES NOS NÍVEIS DE COMPONENTES COMO LEUCÓCITOS OU HEMÁCIAS PODEM EXPLICAR DESDE INFECÇÕES ATÉ PROBLEMAS HORMONAIS, PERMITINDO A DETECÇÃO DE UMA SÉRIE DE DOENÇAS. UM ESTUDO DESENVOLVIDO NA UNIVERSIDADE DE PURDUE, NOS ESTADOS UNIDOS, PROPÕE QUE A ANÁLISE SANGUÍNEA PODE SERVIR TAMBÉM NO DIAGNÓSTICO DE CÂNCER. ISSO PORQUE HÁ PROTEÍNAS PRESENTES NO SANGUE QUE, QUANDO EM NÍVEIS ALTOS, COSTUMAM ESTAR ASSOCIADAS A TUMORES MALIGNOS.
A PESQUISA FOI PUBLICADA NA REVISTA CIENTÍFICA PROCEEDINGS OF THE NATIONAL ACADEMY OF SCIENCE, E COMPAROU AMOSTRAS SANGUÍNEAS DE 30 PACIENTES COM CÂNCER DE MAMA. DENTRE AS MAIS DE 2400 FOSFOPROTEÍNAS COMUMENTE ENCONTRADAS NO SANGUE, 144 SE MOSTRARAM ESPECIALMENTE ELEVADAS EM QUEM TINHA A DOENÇA. A FOSFORILAÇÃO, NOME DADO AO PROCESSO DE ASSOCIAÇÃO ENTRE UMA PROTEÍNA E GRUPO FOSFATO, MODIFICA A GENÉTICA DAS CÉLULAS, POSSIBILITANDO A FORMAÇÃO DE TUMORES. ENCONTRAR NÍVEIS ANORMAIS DE FOSFOPROTEÍNAS SIGNIFICA, PORTANTO, IDENTIFICAR TAMBÉM A DOENÇA.
O PRÓXIMO DESAFIO DO GRUPO É ANALISAR O COMPORTAMENTO DAS FOSFOPROTEÍNAS TAMBÉM EM OUTROS TIPOS DE TUMOR, PARA QUE SEJA POSSÍVEL DETERMINAR O CÂNCER EXATO QUE O PACIENTE POSSUI A PARTIR DOS RESULTADOS OBSERVADOS NO EXAME DE SANGUE.
IDENTIFICAR TUMORES POR MEIO UM EXAME SIMPLES, COMO A ANÁLISE SANGUÍNEA, SIGNIFICA SIMPLIFICAR O DIAGNÓSTICO. ISSO PORQUE O CARÁTER SILENCIOSO DA DOENÇA FAZ COM QUE EXAMES ESPECÍFICOS SÓ SEJAM FEITOS EM ESTÁGIOS MAIS AVANÇADOS, OU SEJA, QUANDO COSTUMAM APARECER OS SINTOMAS. ALÉM DISSO, ULTRASSONS E TOMOGRAFIAS SÃO CONSIDERADOS MAIS INVASIVOS, ALÉM DE MAIS CAROS E DE ANÁLISE BEM MAIS COMPLEXA.