JOVENS QUE ABANDONARAM OS ESTUDOS QUEREM VOLTAR PARA A SALA DE AULA

Enviado por Redação em ter, 31/01/2017 - 15:47

SEGUNDO UMA PESQUISA FEITA COM MAIS DE 6 MIL JOVENS CAPIXABAS, ENTRE 10 E 24 ANOS, QUE ABANDONARAM OS ESTUDOS, MAIS DE 80% QUEREM VOLTAR PARA A SALA DE AULA, FAZER CURSOS DE QUALIFICAÇÃO E OCUPAR UM BOM LUGAR NO MERCADO DE TRABALHO. MORADORES DOS 25 BAIRROS ATENDIDOS PELO PROGRAMA OCUPAÇÃO SOCIAL, ELES FORAM OUVIDOS DURANTE O ESTUDO REALIZADO PELO INSTITUTO JONES DOS SANTOS NEVES, EM PARCERIA COM SECRETARIA DE ESTADO DE DIREITOS HUMANOS E A FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E INOVAÇÃO NO ESPÍRITO SANTO.

SEIS EM CADA DEZ JOVENS ABANDONARAM A ESCOLA NO ENSINO FUNDAMENTAL. ELES APRESENTARAM BAIXA ESCOLARIDADE E MAIS DE 75% JÁ REPROVARAM PELO MENOS UMA VEZ. ENTRE OS PRINCIPAIS MOTIVOS DA EVASÃO ESCOLAR ESTÁ A NECESSIDADE DE TRABALHAR. ENTRE AS MULHERES O NÚMERO É AINDA MAIS ALARMANTE, POIS MAIS DE 96% PARARAM DE ESTUDAR POR CAUSA DO CASAMENTO OU DE FILHOS.

EM GERAL, OS JOVENS ENTREVISTADOS ESTÃO SATISFEITOS COM AS RELAÇÕES COM A FAMÍLIA, AMIGOS E VIZINHOS E COM AS CONDIÇÕES DE MORADIA. NO ENTANTO, ESTÃO INSATISFEITOS COM AS OPORTUNIDADES DE TRABALHO E RENDA, COM O ACESSO A ESPAÇOS DE LAZER E CULTURA E COM O TEMPO LIVRE PARA ESSAS ATIVIDADES.

QUESTIONADOS SOBRE O QUE É NECESSÁRIO PARA SE DAR BEM NA VIDA, QUASE 97% DOS JOVENS ACREDITAM QUE O ESTUDO É MUITO IMPORTANTE. A MAIORIA TAMBÉM ACREDITA QUE É PRECISO SABER APROVEITAR AS OPORTUNIDADES E TRABALHAR DURO, COM PERSISTÊNCIA. MAIS DE 86% DELES FAZEM PLANOS PARA O FUTURO E A PRINCIPAL DIFICULDADE PARA ALCANÇAR A UNIVERSIDADE É A NECESSIDADE DE TRABALHAR, SEGUIDA PELA FALTA DE DINHEIRO E A DIFICULDADE DE ACOMPANHAR AS AULAS.

A ESCOLHA DA FAIXA ETÁRIA DO PÚBLICO ALVO FOI ADOTADA EM FUNÇÃO DOS CRITÉRIOS DE IDADE DO “OCUPAÇÃO SOCIAL”, PROGRAMA DO GOVERNO QUE TEM COMO O OBJETIVO LEVAR FORMAÇÃO PROFISSIONAL AOS JOVENS QUE VIVEM EM SITUAÇÃO DE RISCO SOCIAL E REDUZIR A VULNERABILIDADE JUVENIL À VIOLÊNCIA, PRINCIPALMENTE OS HOMICÍDIOS DE JOVENS.

OS INTERESSADOS EM CONHECER MAIS SOBRE O PROGRAMA PODEM ACESSAR O SITE DA SECRETARIA DE ESTADO DE DIREITOS HUMANOS NO ENDEREÇO SEDH.ES.GOV.BR

AS INFORMAÇÕES SÃO DO SITE DA FAPES.ES.GOV.BR