INTERNOS EM REGIME SEMIABERTO TRABALHARÃO NO CAMPUS DE GOIABEIRAS

Enviado por Redação em qua, 07/06/2017 - 16:03

A UFES RECEBEU, NO DIA 2 DE JUNHO, AQUI NO CAMPUS DE GOIABEIRAS, 20 TRABALHADORES APENADOS QUE PRESTARÃO SERVIÇO NA UNIVERSIDADE. A MEDIDA FAZ PARTE DE UM CONVÊNIO FIRMADO ENTRE A UFES E A SECRETARIA DE ESTADO DA JUSTIÇA (SEJUS) COM A FINALIDADE DE PROMOVER A RESSOCIALIZAÇÃO DE PRESOS QUE CUMPREM PENA EM REGIME SEMIABERTO.

OS INTERNOS CHEGARÃO AO CAMPUS PELA MANHÃ E ATUARÃO NAS ÁREAS EXTERNAS, REALIZANDO A MANUTENÇÃO DA ÁREA VERDE. AO FINAL DA TARDE, OS TRABALHADORES RETORNARÃO AO PRESÍDIO DE XURI, EM VILA VELHA.

OS INTERNOS QUE TRABALHARÃO NA UFES ESTÃO SOB A SUPERVISÃO DA GERÊNCIA DE MANUTENÇÃO DA PREFEITURA UNIVERSITÁRIA.

SEGUNDO A GERENTE DE EDUCAÇÃO E TRABALHO DA SECRETARIA DE ESTADO DA JUSTIÇA, REGIANE KIEPER DO NASCIMENTO, ATUALMENTE, MAIS DE 200 EMPRESAS CONTRATAM MÃO DE OBRA DE INTERNOS. PARA ELA SÃO EMPRESAS QUE ACREDITAM NA RESSOCIALIZAÇÃO, E A PARTICIPAÇÃO DA UFES NESSE PROCESSO É MUITO SIMBÓLICA.

JÁ O REITOR REINALDO CENTODUCATTE AFIRMOU QUE ESTE CONVÊNIO REPRESENTA A AMPLIAÇÃO DE UM COMPROMISSO QUE A UFES TEM COM A SOCIEDADE. ELE DESTACOU QUE A UFES É UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA E TEM O COMPROMISSO COM A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MELHOR PARA TODOS.

O REITOR LEMBROU AINDA QUE A UNIVERSIDADE JÁ ATUA NO PROJETO UNIVERSIDADE NO CÁRCERE, PROPOSTO PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA (CNJ), QUE TEM COMO UM DOS OBJETIVOS PRESTAR SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA JURÍDICA, DE SAÚDE, PSICOLÓGICA, DE EDUCAÇÃO E PROFISSIONALIZANTE A DETENTOS E FAMILIARES.

PELO CONVÊNIO FIRMADO COM A SEJUS, CADA TRABALHADOR APENADO RECEBERÁ UM SALÁRIO MÍNIMO (R$ 937,00) PELO SERVIÇO PRESTADO, SENDO QUE ELE TEM ACESSO A 1/3 DESTE VALOR. DO RESTANTE, 1/3 É DESTINADO PARA ASSISTÊNCIA À FAMÍLIA DO INTERNO E 1/3 É DESTINADO A UMA CONTA POUPANÇA À QUAL ELE PODERÁ TER ACESSO APÓS SAIR DA PRISÃO. A UFES TAMBÉM VAI FORNECER VALE-TRANSPORTE, UNIFORME E EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI) AOS TRABALHADORES.