GOOGLE E LEMANN SE UNEM PARA ENTREGAR PLANOS DE AULA DIRETO NO CELULAR DO PROFESSOR

Enviado por Redação em ter, 28/03/2017 - 17:43

O GOOGLE E A FUNDAÇÃO LEMANN ANUNCIARAM NESTA QUARTA-FEIRA, DIA 22, UMA PARCERIA PARA UMA INICIATIVA QUE PRETENDE ENTREGAR, DIRETO NO CELULAR DO PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL, PLANOS DE AULA COM CONTEÚDOS PREVISTOS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, DOCUMENTO QUE DETERMINARÁ OS CONHECIMENTOS ESSENCIAIS QUE CADA ALUNO DEVE CONQUISTAR AO LONGO DE SUA TRAJETÓRIA ESCOLAR. O PROJETO TERÁ R$ 15 MILHÕES DE INVESTIMENTO DA GIGANTE DE TECNOLOGIA E OUTROS R$ 6 MILHÕES PROVENIENTES DA FUNDAÇÃO LEMANN. A INTENÇÃO É QUE, ATÉ 2019, QUALQUER PROFESSOR TENHA ACESSO GRATUITO A 6 MIL PLANOS DE AULA DE TODAS AS DISCIPLINAS, DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
A ESTRATÉGIA ESTÁ ALINHADA COM PESQUISAS QUE MOSTRAM QUE NOS ÚLTIMOS ANOS, MESMO COM PROBLEMAS DE INFRAESTRUTURA DE INTERNET NAS ESCOLAS, QUASE TODOS OS PROFESSORES BRASILEIROS USAM SEUS CELULARES PARA PREPARAR AS AULAS E MAIS DE UM TERÇO DELES USA OS DISPOSITIVOS EM ATIVIDADES COM OS ALUNOS. ALÉM DISSO, OS CRUZAMENTOS DE DADOS DE AVALIAÇÕES NACIONAIS QUE A FUNDAÇÃO LEMANN DISPÕE NA PLATAFORMA QEDU VÃO DIZER QUAIS CONTEÚDOS PRECISAM DE NOVAS ESTRATÉGIAS PARA QUE OS ALUNOS APRENDAM MELHOR.
O DIRETOR-EXECUTIVO DA FUNDAÇÃO LEMANN, DENIS MIZNE, AFIRMOU QUE PELOS DADOS DA PROVA BRASIL ELES CONSEGUEM SABER QUAIS SÃO AS COISAS MAIS ENCRENCADAS. UMA DAS CONSTATAÇÕES É QUE POUCOS ALUNOS APRENDEM FRAÇÃO, POR EXEMPLO, PROVAVELMENTE PORQUE NÃO SE ENSINA DIREITO. COM ACESSO A ESSES DADOS, VAI DAR PARA PEGAR OS CONTEÚDOS QUE SÃO MAIS DIFÍCEIS, DESENVOLVER MATERIAL E IR TESTANDO PARA ABASTECER A PLATAFORMA.
A FUNDAÇÃO LEMANN FALA EM CRIAR UM “TIME DOS SONHOS” FORMADOS POR PROFESSORES, QUE IRÃO FORMATAR O CONTEÚDO PARA APOIAR OS COLEGAS QUE ESTÃO NA OUTRA PONTA. TUDO SERÁ DESENVOLVIDO POR PROFESSORES EXPERIENTES CONECTADOS À REALIDADE DA SALA DE AULA E REVISADO POR ESPECIALISTAS NAS DISCIPLINAS. OS EDUCADORES INTERESSADOS EM COLABORAR COM O PROJETO PODERÃO SE INSCREVER NAS CHAMADAS PÚBLICAS QUE ACONTECERÃO NOS PRÓXIMOS MESES.
ALÉM DO ROTEIRO DE AULA QUE PODERÁ SER ACESSADO EM MODO OFF-LINE, O PROFESSOR TERÁ ACESSO A RECURSOS DIGITAIS, QUIZZES E RELATÓRIOS. A OPÇÃO PELOS PLANOS DE AULA QUE CABEM NO BOLSO SE JUSTIFICA, SEGUNDO A FUNDAÇÃO LEMANN, PELO MOMENTO CRÍTICO NO QUAL SISTEMAS DE ENSINO TERÃO QUE SE ADAPTAR RAPIDAMENTE ÀS ORIENTAÇÕES DA BASE NACIONAL. EM PARALELO, PROFESSORES PODEM COMEÇAR A DEMANDAR CONTEÚDOS QUE ANTES NÃO PASSAVAM POR SUAS AULAS.