BRASIL TESTARÁ AVIÃO HIPERSÔNICO EM 2020

Enviado por Redação em qui, 27/04/2017 - 16:04

ENGENHEIROS DO INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS, EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, SÃO PAULO, ESTÃO DENTRO DO CRONOGRAMA PARA TESTAR O PRIMEIRO AVIÃO HIPERSÔNICO BRASILEIRO EM 2020.

O PROTÓTIPO, BATIZADO DE 14-X, UMA HOMENAGEM AO 14-BIS DE SANTOS DUMONT, TERÁ UM MOTOR CAPAZ DE LEVAR UM AVIÃO NÃO TRIPULADO A UMA VELOCIDADE DE 12 MIL QUILÔMETROS POR HORA, OU 3 KM POR SEGUNDO. UMA VELOCIDADE DEZ VEZES MAIS RÁPIDA QUE O SOM. OS TESTES INICIAIS DO VEÍCULO ESTÃO SENDO REALIZADOS NO PRÓPRIO INSTITUTO, QUE CONTA COM O MAIOR TÚNEL DE VENTO DA AMÉRICA LATINA.

O OBJETIVO DO PROGRAMA BRASILEIRO, CHAMADO PROHIPER, É PROJETAR, CONSTRUIR E ENSAIAR EM SOLO E EM VOO DUAS TECNOLOGIAS: A PRIMEIRA SENDO UM MOTOR HIPERSÔNICO E A SEGUNDA UMA AERONAVE, NA QUAL É ESTUDADO O EFEITO DE SUSTENTAÇÃO HIPERSÔNICA QUE PERMITE VOAR NA ATMOSFERA.

ISRAEL RÊGO, GERENTE DO LABORATÓRIO DE AEROTERMODINÂMICA E HIPERSÔNICA DO INSTITUTO, AFIRMA QUE HOJE O OBJETIVO É SAIR DO NÍVEL LABORATORIAL E DAR UM GRANDE SALTO PARA O NÍVEL DE QUALIFICAÇÃO EM VOO DESSAS TECNOLOGIAS.