APRENDER A LER DEPOIS DE ADULTO ALTERA O CÉREBRO DRASTICAMENTE

Enviado por Redação em qua, 07/06/2017 - 16:05

AS CHANCES DE QUE VOCÊ TENHA APRENDIDO A LER QUANDO CRIANÇA SÃO ALTAS. MAS ESSA NÃO É A REGRA. NO BRASIL, PELO MENOS OITO MILHÕES DE PESSOAS COM MAIS DE 15 ANOS NÃO SABEM LER E ESCREVER.

RECENTEMENTE, CIENTISTAS, DO INSTITUTO MAX PLANCK DE COGNIÇÃO HUMANA E CIÊNCIAS CEREBRAIS, DESCOBRIRAM QUE APRENDER A LER TEM EFEITOS NA ESTRUTURA CEREBRAL DE ADULTOS, MESMO EM REGIÕES QUE NÃO SÃO FREQUENTEMENTE ASSOCIADAS À LEITURA E ESCRITA. O APRENDIZADO REORGANIZA SISTEMAS PROFUNDOS NO TÁLAMO E NO TRONCO CEREBRAL – REGIÕES CONHECIDAS POR, DENTRE OUTRAS COISAS, COORDENAR INFORMAÇÕES DOS NOSSOS SENTIDOS E MOVIMENTOS.

O PESQUISADORES ENSINARAM UM GRUPO DE 30 MULHERES ANALFABETAS DO INTERIOR DA ÍNDIA A LER E ESCREVER – O PAÍS APRESENTA UMA TAXA DE ANALFABETISMO QUE QUASE CHEGA A 40%. AS VOLUNTÁRIAS TINHAM 31 ANOS, EM MÉDIA.

AO LONGO DE SEIS MESES, 21 DELAS APRENDERAM O ALFABETO USADO EM HINDU E OUTROS IDIOMAS DE ORIGEM INDIANA. TODAS ELAS TIVERAM SEUS CÉREBROS ESCANEADOS ANTES E DEPOIS DO PERÍODO DE APRENDIZADO. NO INÍCIO DA PESQUISA, A MAIORIA NÃO SABIA LER NENHUMA PALAVRA EM SUA LÍNGUA MATERNA. COM MEIO ANO DE TREINAMENTO, AS MULHERES CHEGARAM A UM ESTÁGIO EQUIVALENTE AO PRIMEIRO NÍVEL DE PROFICIÊNCIA DA LÍNGUA.

A MAIOR MUDANÇA FOI PERCEBIDA NAS REGIÕES DO TÁLAMO E DO TRONCO ENCEFÁLICO QUE NÃO SÃO TIPICAMENTE ENVOLVIDAS NOS PROCESSOS DE LEITURA E ESCRITA. ESSAS DUAS PARTES DO CÉREBRO SE CONECTARAM MAIS FORTEMENTE COM A REGIÃO QUE PROCESSA A VISÃO. O TRONCO ENCEFÁLICO E O TÁLAMO SÃO UMA ESTRUTURA EM FORMA DE NÓ, ATRELADA A INFORMAÇÕES MOTORAS E SENSORIAIS, INCLUINDO A CONCENTRAÇÃO E A ATENÇÃO – UMA PROVA DE QUE ESSAS HABILIDADES PODEM SER APRIMORADAS QUANDO APRENDEMOS A LER E ESCREVER.

ESSAS ALTERAÇÕES CEREBRAIS NOTADAS NAS VOLUNTÁRIAS INDIANAS PROVAVELMENTE ACONTECEM MAIS RÁPIDO E MAIS FORTES NO CÉREBRO DAS PESSOAS QUE APRENDEM A LER QUANDO CRIANÇAS. MAS AINDA NÃO EXISTEM ESTUDOS FEITOS EM PEQUENOS LEITORES PARA PROVAR ESSE FENÔMENO.

ALÉM DE SER UM ESTÍMULO À PARTE PARA LER E ESCREVER, A DESCOBERTA TAMBÉM PODE SINALIZAR UM TRATAMENTO DA DISLEXIA – MUITOS PESQUISADORES ACREDITAM QUE A CONDIÇÃO TEM RELAÇÃO COM O MAU FUNCIONAMENTO DO TÁLAMO. OS PESQUISADORES DEFENDEM QUE AINDA PRECISAM APROFUNDAR OS TESTES E REPLICÁ-LOS EM UM NÚMERO MAIOR DE VOLUNTÁRIOS. MESMO ASSIM, FICA A PROVA DE QUE A LEITURA É UMA ATIVIDADE VITAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO NOSSO CÉREBRO.